terça-feira, 17 de março de 2009

Quanto custaram os outdoors espalhados pelo Concelho?

Já muito foi falado em conversas de café, emails e na própria imprensa local sobre a quantidade despropositada de propaganda espalhada em outdoors pelo Concelho de Faro, que revelam um acto desesperado na recta final da gestão PS à frente dos destinos da Autarquia Farense.

Pelas nossas contas são pelo menos 13 outdoors com o logotipo da autarquia e 11 do PS.

O problema é que estes actos, deixam rasto ou melhor “facturas” para que outros paguem.

A questão que se impõe é: Quanto investiu a Câmara Municipal de Faro nesta propaganda sem qualquer outro objectivo que não o de ganhar eleições?

Sabemos que estamos a falar de um valor superior ao do ajusto directo (75.000€), pois caso contrario esta despesa estaria publicitada no site dos contratos públicos on line, mas isso também não era difícil de prever pela quantidade de material de campanha espalhado pelo Concelho.

Mas, será lícito que uma Câmara em grave situação financeira como a de Faro esteja a investir em propaganda que nada contribui para o esclarecimento da população e que tem como mero objectivo distrair, confundir e criar uma falsa imagem de dinâmica num Concelho em que o investimento está parado há uma década. Entenda-se que esta falta de investimento, pelas palavras do executivo da autarquia não se deve à inércia e à má gestão, mas à diminuição de receitas pela crise económica, dinheiro esse que decresceu no último ano mas que mesmo assim é esbanjado levianamente.

Num Concelho em que as despesas correntes representam mais do dobro das despesas de capital, em que os gastos com pessoal cresceram 23% nos últimos quatro anos, é urgente colocar um travão a esta “gestão despesista” sem qualquer visão de longo prazo.

Como ensinam os manuais nas escolas de gestão o produto é geralmente a componente principal de uma estratégia de Marketing. Um produto que não corresponda exactamente às expectativas que se criam nos consumidores geralmente geram sentimentos como diz o velho ditado de que o “rei vai nu”, neste caso a gestão da Autarquia Farense.

Esperamos que neste ano de eleições a autarquia não resolva fazer que tem, aquilo que não tem.

Não nos parece que este tipo de devaneios traga qualquer tipo de benefício ao Concelho. E mais uma vez recordamos que era de todo o interesse que o Sr. Presidente da Câmara viesse a publico assumir o que gastou com esta campanha.




AR

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