quarta-feira, 22 de abril de 2009

Estação de radiocomunicação junto a uma creche

Fotografias tiradas à entrada da Urbanização Mira Ria (traseiras da EVA Transportes), Gambelas, Freguesia de Montenegro.


A antena que vemos é uma infra-estrutura de suporte de estação de radiocomunicação de telemóvel e respectivos acessórios, da operadora OPTIMUS, junto ao perímetro da Urbanização Mira Ria, em terreno da EVA Transportes, demasiado próxima das residências, a poucos metros de uma creche, “Dá Colinho” , que abriu há relativamente um mês, de um jardim de recreio para crianças e ainda de uma área para onde está projectado um infantário/creche.

É estranho que uma autarquia não se preocupe em defender o interesse público, que deixe colocar um equipamento cujos riscos para a saúde pública não são ainda conhecidos/conclusivos, como convém… e, mais estranho ainda, é deixar-se cair um prazo e, por falta de resposta, a operadora aproveitar-se de “deferimento tácito.”

Existem estudos científicos que alertam para o facto da exposição permanente a campos electromagnéticos, emanados por este tipo de estações, poderem ser nefastos para a saúde humana, nomeadamente provocarem vários tipos de cancro e outro tipo de lesões, tais como: leucemias, melanomas, tumores cerebrais, perturbações no sistema imunitário, náuseas, etc. Embora os operadores de telecomunicações venham dizer que não existem estudos conclusivos e abrangentes sobre os efeitos nefastos dessas radiações electromagnéticas na saúde, a verdade é que também não existem estudos conclusivos que afirmem o contrário, isto é, não existem certezas absolutas, logo pode e deve-se fazer apelo ao princípio da prevenção e precaução.

Os moradores contestaram a colocação do equipamento, fizeram um abaixo-assinado e levaram o assunto a uma reunião da Assembleia Municipal.
Até esta data continuam a aguardar a resolução do problema. A avaliar pela inércia que habitualmente caracteriza o executivo PS à frente da autarquia Farense ainda vão ter muito que esperar.

Sem comentários: