sábado, 16 de maio de 2009

As finanças e a cultura em Faro

Já todos sabemos que a Câmara Municipal de Faro é um dos piores "pagadores" deste Concelho, mas não podemos deixar de destacar o perigo que pode advir desta falta de profissionalismo que está a colocar em causa a saúde financeira das poucas entidades empregadoras que ainda conseguem sobreviver neste concelho.

É uma vergonha que a Administração Local arraste para o buraco financeiro as associações e empresas desta região. E em vez de assumir a incompetência ainda venha a publico apresentar desculpas e mais desculpas para aquilo que não pode ter outro nome que "falta de respeito pela sociedade civil".

Esta semana a Fundação Pedro Ruivo denunciou em praça pública o incumprimento da autarquia Farense. De acordo com um artigo publicado no jornal Correio da Manhã on line, a falta de cumprimento da Autarquia Farense parece estar a pôr em causa o bom funcionamento desta instituição que já muito fez por esta região. ver+
No mesmo artigo eram apresentadas as explicações (se assim podemos chamar!) do Sr. Presidente José Apolinário. Que com a maior naturalidade anunciou, que cabe também às associações suportar a diminuição de receitas da Autarquia Farense. "É verdade que a autarquia tem dívidas a clubes e associações, devido à quebra de receitas, mas já foi comunicado à Fundação Pedro Ruivo que o valor em dívida será pago quando a autarquia receber o IMI, no fim de Maio" referiu o ainda Presidente da Câmara.

É caso para perguntar se as famílias Farenses "apanhadas" por esta crise, com um ou mais elementos do agregado familiar desempregados, também podem utilizar o argumento da quebra de receitas para pagar as contas da água numa data a perder de vista? Mas, no mesmo artigo José Apolinário não deixou de assumir "uma aposta política no Teatro Municipal como forma de afirmar Faro". O que no contexto do artigo assumiu uma "espécie de tom de aviso" para quem ouse vir a publico denunciar a falta de pagamento!

Pois, não deixa de ser curioso mas na semana em o Teatro Municipal de Faro foi indicado como uma aposta politica e uma referência para afirmar a capitalidade de Faro, estava em cartaz uma Ópera de Kazan a 35€ o bilhete. A mesma ópera que no dia seguinte esteve em Lagoa a 15€ o bilhete.

É caso para perguntar se o Sr. Presidente tem noção do que disse?

se realmente tem apostas politicas para Faro?

Não parece que seja uma grande atracção vir a Faro só para ter a oportunidade de pagar "mais do dobro pelo Bilhete".

Ou será que a frase foi utilizada apenas para assustar quem ause vir a público denunciar o escândalo da facturação vencida e não paga por esta Autarquia?

É que se foi, mal vai a democracia neste Concelho!

ALS










Sem comentários: