segunda-feira, 27 de abril de 2009

Terceiro Colóquio do Ciclo “pensar Faro” debate Estado da Escola em Faro

Eng.º Macário Correia alerta para a necessidade de mais e melhores investimentos municipais.

Numa iniciativa das Mulheres Social-Democratas de Faro, realizou-se no passado dia 26, no Instituto D. Francisco Gomes (Casa dos Rapazes), o 3º colóquio do ciclo “Pensar Faro”, subordinado à Educação e seus problemas no concelho. Com o objectivo de recolher sugestões para a gestão do concelho, o Eng.º Macário Correia não quis deixar de marcar presença, agora que faltam menos de três meses para a apresentação do seu Programa de Trabalho.

Segurança, alimentação, carência de infra-estruturas, entre outros, foram temas abordados pelos diversos palestrantes convidados. A necessidade de reforço de equipamentos no pré-escolar foi uma das ideias de força da intervenção da Educadora de Infância Sara Ramos; a segurança das crianças em ambiente escolar, onde amiúde surgem fenómenos de violência física, verbal e psicológica, exige atenção redobrada a pais, professores, Auxiliares de acção educativa e Autoridades. O tão falado bullying foi, pois, um dos temas trazidos a debate pelo Chefe Carmo da PSP, alertando para o facto de estes fenómenos ocorrerem com particular incidência em áreas de supervisão adulta mínima ou inexistente.

Sobre Segurança Rodoviária e Alimentação Saudável debruçaram-se respectivamente o Sargento Rodrigues (GNR) e a Nutricionista Dr.ª Vanessa Mendes (Hospital Central de Faro).

Pré-Escolar: um concelho carente de equipamentos

No final de um período dedicado ao debate, moderado pelo Enf.º Jaime Ferreira, o Eng.º Macário Correia reforçou algumas das bandeiras desta candidatura, nomeadamente:

- A necessidade de aumentar o número de equipamentos no pré-escolar, manifestamente insuficientes para as necessidades do concelho. Sobretudo no que respeita às rede pública de creches, jardins-de-infância e centros de acolhimento – dos 93 equipamentos existentes na Região, só 4 estão instalados no Concelho de Faro, todos no casco urbano e com enormes listas de espera,
- Diversificar a oferta educativa através da implementação de projectos educativos especiais, como a escola fixa de trânsito, as quintas pedagógicas, os centros de educação ambiental, parques de lazer, espaço internet, música e desporto. Na verdade, as câmaras devem procurar investir muito para além da alimentação e do Magalhães;
- Reforço da Segurança, procurando não concentrar as populações mais desfavorecidas nas mesmas zonas como, erradamente, se fez nos Braciais e Patacão. Mais vale dispersar e integrar do que concentrar em zonas que se tornam guetos de conflitualidade e insegurança;
- Por último, na opinião do candidato, torna-se urgente colocar em funcionamento um Conselho Municipal para a Juventude, cujo contributo pode ser precioso nestas matérias, sobretudo se convenientemente articulado com a rede social e a Comissão de Protecção de Jovens em Risco, sob a supervisão do pelouro da Acção Social, a criar.

A Assessoria de Imprensa Macário Correia
Faro, 26 de Abril, 2009

Sem comentários: